quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Marketing de Relacionamento - direto no target


Em 2007 concluí a graduação em Publicidade e Propaganda. Em 2011, quatro anos depois, entrei como pesquisadora em uma empresa de Marketing de Relacionamento, tendo como foco empresas de Tecnologia da Informação. A primeira campanha que peguei, mais voltada para relacionamento de fato, foi de um cliente brasileiro, uma empresa de TI que fornece soluções como storage, ERP, BPO e ITO .. basicamente barba, cabelo e bigode.


Eu tinha que ligar em grande empresas (pense em GRANDES), e procurar o Diretor de TI (CIO - chief information officer), e oferecer a visita do Presidente da empresa tal. Nosso cliente himself.

Aquilo me deixou PLENAMENTE desconfortável.

Por conta da minha formação, achei completamente absurda a ideia de ligar para um executivo, durante seu expediente, para apresentar uma empresa e, pior, agendar uma visita!

Para mim, a única maneira de se fazer isso, de forma decente, era divulgar o serviço em uma revista especializada de TI e de negocios (EXAME, Você S/A, etc), e deixar os contatos, o site e convidar a pessoa a visitar seu site, e não a ir visitá-la em seu escritorio!

Obviamente, o Marketing Direto não tem nada das nuvens de algodão da Publicidade. Nada de lindos outdoors, anúncios na TV, panfletos nas ruas. Nada disso. Basta uma ligação e você mete seu nariz no meio do target. E movimenta muito, mas muito dinheiro.


Para minha total surpresa, eu agendava várias reuniões por dia. Conversava com gente grande de verdade, e não podia transparecer meu desconforto, ainda que não estivesse fazendo uma venda direta, mas algo muito parecido com isso.

Hoje, eu não sou mais Pesquisadora, mas estou bem distante ainda de fazer parte do time de planejamento estratégico. Não sei se minha alma colorida de publicitária me permitirá, algum dia, bolar uma estratégia de ataque direto, um "chega junto". Não que não tenha suas sutilezas. Tem, sim. Muitas. Macetes, egos massageados... sedução velada.

Se é tudo uma tremenda embromação, eu não sei. Mas que dá certo, dá.

Um comentário:

  1. Jujubinha da Granja Galinha Amassada.13 de setembro de 2012 às 20:02

    vou começar a atacar as pessoas diretamente:
    Tipo "e ai gatão vai rola uma picanha" - MENTIRA.

    Piadinha pra descontrair, apenas porque eu basicamente não entendi nada do que você disse ali em cima, apenas lembrei das coisas que me contou que costumava fazer...

    ResponderExcluir

Tá quente aqui, né?