Acabo de assistir a esse filme, no TCM. Achei simplesmente genial. "Muito além do jardim" (ou Being there, no original) conta a história de um jardineiro sem passado que vai viver na mansão de um poderoso e influente empresário. Chance foi um jardineiro por toda a sua vida, e seu conhecimento sobre plantas começa a servir de metáfora para a política e para a vida do país inteiro.
Eu achei que o filme fosse falar sobre autismo, por conta das características típicas de um autista no personagem principal. Mas afinal, o filme era uma imensa crítica, e ao mesmo tempo, uma lição de vida. É uma obra que contradiz a si mesma, o tempo todo.
Ora você enxerga um jardineiro autista como o maior sábio de todos os tempos, ora você vê como as pessoas estão dispostas a supervalorizar as metáforas ridículas que alguns têm vendido por aí.
Também é uma crítica à entrega das pessoas à televisão. O único contato de Chance com o mundo é feito através da TV, ele chega a tentar "trocar de canal" quando se vê rodeado por um bando de baderneiros.
O filme também fala de amor, prazer, sexo, racismo e traição. Olha, eu recomendo. Se nada disso te atraiu, falta eu dizer que é MUITO engraçado. Peter Sellers é incrível.
FICHA TÉCNICA
Muito além do jardim
Being there (1979)
Direção: Hal Ashby
Estúdio/Distrib.: Warner Home Video
(Fonte: http://www.interfilmes.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tá quente aqui, né?