domingo, 27 de maio de 2012

Campos do Jordão


Domingo passado, eu fui com minha avó e meu irmão para Campos do Jordão. Se eu dissesse que sempre quis conhecer essa pequena cidade, a duas horas de São Paulo, não estaria mentindo. Desde que descobrí a existência de um lugar charmoso no interior de São Paulo, tem sido meu enorme desejo conhecer de perto a arquitetura, a gastronomia e o friozinho de lá.

Saímos de casa às 4h, madrugadazinha fria em São Paulo. Fomos de excursão com uma senhora que sempre organiza viagens curtas para o interior de São Paulo. Quando adolescente, eu costumava acompanhar minha avó nessas viagens, especialmente para a cidade de Aparecida do Norte. Visitávamos a basílica, atravessávamos a ponte para a Igreja Velha, andávamos pela cidade, almoçávamos, voltávamos para a Basílica pela feirinha, passávamos na Sala dos Milagres, e depois voltávamos para o ônibus. Sempre assim.

Acabou que eu cansei de viajar com essa senhora, porque... enfim, agente vai ficando velho e chato e na adolescência, né? Agora pode ser que eu saia mais vezes, nem que seja pra ver minha avó feliz.

Mas Campos não foi nem um pouco decepcionante. Talvez um pouco monótono, porque não havia tempo para fazer muitas coisas. Logo que chegamos, a D. Thereza (a senhora que arrumas essas viagens) conseguiu uma guia turística para nos acompanhar até a parte mais alta da cidade.

Durante o caminho, ela nos mostrava as casas de famosos, os três hoteis principais, além da historia da fundação da cidade, e informações sobre a vegetação.

Um dos principais e mais luxuosos hoteis da cidade  




Fizemos uma breve parada onde tem umas quedas d'água. Mas guess what? Não as ví! Fui impossibilitada por um incoveniente. Então ficamos na parte onde tem comércio, tirando fotos e sentindo o preço das coisas.
Meu irmão e minha avó, em frente a Doce Cabana
Nossa guia disse que seria muito mais interessante gastar nossos dólares lá no alto, onde tem uma feirinha super em conta. E de fato, achei as coisas lá em cima bem baratas! Estávamos a mais de 2000m de altitude, na cidade mais alta do Brasil. O frio, a paisagem, os preços, tudo lá no alto é convidativo.

Acima das nuvens
Não tirei foto da feirinha. Mas se você for pra Campos do Jordão, deixe para comprar malhas lá no alto. Doces e Chocolate Quente também são mais baratos lá! Agora, pensa na cena: Fui comprar uma blusa de tricô bem comprida, do jeito que eu planejava comprar desde o momento que comprei a passagem. Quando fui passar o cartão, a moça me diz que não tem sinal na tenda dela. Andamos por entre as outras tendas, ficamos na beira de um penhasco para ela finalmente conseguir o sinal na maquininha. Quando conseguí colocar a senha, o meu ônibus já estava saindo, e a máquina travou! Não deu pra comprar, mas valeu a bizarrice!

Voltamos para o Centro, para almoçar. A guia infelizmente convenceu a todos de comer num restaurante que eu não me lembro o nome, agora. Mas a comida não era das melhores, e saiu mais caro do que realmente valia. (Mas isso eu já esperava).

Depois do almoço, ficamos livres para andarilhar pela cidade. Finalmente fomos a lugares onde você pode comprar um bombom por R$3,00! Absurdo, né? Nessa parte dos ricos, andávamos pela calçada quando de repente surge uma Lamborghini, e ninguém se dá conta do quanto aquilo é incomum. Aí eu percebo: não deve ser incomum mesmo. Foi quase como quando eu comecei a trabalhar no Brooklin. Hoje eu nem ligo mais quando passa o tio da Ferrari, e as milhares de BMW's...

Essa parte rica, Capivari, é a própria Europa! Turistei ferozmente por lá!
Capivari 
 Também andamos por outras duas feirinhas. A Feira do Artesanato (que não me agradou nem um pouco), e a Feira que fica atrás da Estação de Trem.
Feira do Artesanato

Feirinha atrás da Estação de Trem
Apesar de ter sido super rápido, eu realizei um dos meus sonhos. Quando eu tiver oportunidade de voltar para lá, não pensarei duas vezes. Boa semana para todos!




Um comentário:

  1. camposudo é tudo de bão, mas não tem muito o que fazer la, a não ser gastar dinheiro, e dormir!

    ResponderExcluir

Tá quente aqui, né?