segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Por que dizer o óbvio?

Ainda na faculdade, aprendí que criar algo cômico é uma das áreas mais perigosas da Publicidade e Propaganda. Não é pela complexidade de criar uma piada. É pela complexidade em ver graça no que as outras pessoas não vêem. O princípio básico de que o que é engraçado para mim, pode não ser engraçado pra você.
Por isso, muitas vezes é melhor e mais fácil trabalhar com o óbvio.


Trabalhar com comédia ensina que ás vezes, é melhor que a piada seja explicada. Tudo no nosso universo é muito ágil. Uma propaganda para TV, por exemplo, tem em média de 15 a 30 segundos. É um tempo curtíssimo tomado no nosso dia, mas é tempo suficiente para vender um produto ou ao menos passar uma ideia.
Não há muito espaço para explicações em 30 segundos, mas há espaço para o óbvio.


O óbvio é necessário. Ás vezes, ele é tão escancarado, tão gritante que, depois de algum tempo, vira parte da paisagem. E quando ele não é mais gritante, ele apenas 'está ali'. É aí que vem alguém e o aponta, basta isso, e ele torna-se gritante novamente.


Eu defendo o óbvio. Defendo que se diga, que se pense e que se pratique o óbvio. Assim como na comédia, o que é óbvio pra mim, pode não ser óbvio para as outras pessoas.


Porque não existem leitores de pensamentos.

Um comentário:

  1. Jujuwetão com preguiça de conexão28 de dezembro de 2009 às 18:09

    Adooooooooooooooooro PP! Acho mara! Ensine mais coisas para nós pobres leigos!

    Beijoooooooooooooooooooooooooooos
    Amo te com açucar e Feliz ano novo!

    ResponderExcluir

Tá quente aqui, né?